Quarto de Nanquim!

Entretenimento Asiático num Quarto Confortável.

Bunkasai #01 – Mangás.

1 comentário

d1
São interessantes e possuem uma história por trás da que lemos.

astroDesde mangás “esquecidos” como Tuxego Gin, Sasurai Emanon, Homúnculos; Até grandes Hits como Naruto, Bleach, One Piece; Mangás são sempre interessantes, e vem por várias décadas agradando os mais diversos gostos.
Quem inventou o mangá?“, quando se faz essa pergunta logo se pensa no Osamu Tezuka, também conhecido como “Deus dos Mangás“, mas essa não é a resposta certa, Tezuka foi apenas o criador das características de um mangá, como personagens com feições e expressões exageradas – E/ou os típicos olhos grandes, entre outros. – vide influência da Walt Disney. Mas isso é história velha e não responde nossa pergunta, então vamos para uma aula básica de história.

Primeiramente, Mangá é o termo pelo qual chamamos a arte sequencial japonesa. No japão, mangá é usado em referência a qualquer história em quadrinhos. Originado do Oricom Shohatsu -Teatro das Sombras-, teve suas histórias passadas para rolos de papel chamados Ekakimono com ilustrações. Lia-se o rolo desenrolando aos poucos a história, dando sequência na narrativa. Depois os rolos foram substituídos por livros e chegaram ao formato que hoje conhecemos.

Os mangás não possuem um criador específico, vários dos chamados “Mangakas” surgiram de vez, inclusive um deles sendo Osamu Tezuka.

Como toda obra roteirística, os mangás foram divididos em Gênero e Demografia, que alias são um dos maiores causadores de discussões na internet: “Desde quando um shönen é de romance?” e outras perguntas nesse estilo, então vamos do básico.

Shönen, Shöjo, Seinen, Gekiha, todos esses citados são DEMOGRAFIAS, que definem o público alvo de alguma obra; Com isso, pode muito bem ter um Shönen – Mangá para garotos – do GÊNERO romance, afinal, seria muito preconceituoso dizer que homem não gosta de romance. Os mangás de terror mais medonhos são Shöjo, não sabia dessa?atom

O Prazer de Ler Mangá

goO que me levou a ler mangás, o motivo exato, eu não sei. Mas, pergunte a qualquer pessoa: “Por que você assiste um filme?” e a resposta será simplesmente, “Para me divertir“.
Então, mangá é um modo de entretenimento eficiente e que nos garante um contato mais amplo com a leitura, interpretação e imaginação. Mangá não é só um material artístico, é considerado no Japão como um tipo de literatura, e são o que encontramos com mais freqüência no dia-a-dia nipônico.

Nos apegamos ao personagens, criamos expectativas para o capítulo seguinte e consequentemente torna-se o assunto principal na roda de amigos que gostam do mesmo tema, esse é outro prazer que o mangá nos proporciona, do mesmo jeito que um torcedor torcendo pelo seu time de futebol.

Por isso ainda não entendo quando algumas pessoas aparecem e falam: “Como é que você gosta disso?“, e começa a lhe taxar de várias coisas. Preconceito? Falta de Conhecimento? Alienação da Mídia? Vai saber… Podemos comparar a leitura desses quadrinhos com tantas coisas consideradas “normais”, e mesmo assim, são desprezadas pela sociedade que não tem ao menos um conhecimento básico sobre, ou respeito por quem gosta.

Em pensar que várias pessoas morreram pelos mangás, outras abandonaram suas vidas pessoais para lançar obras semanais, e tanta gente olha com descaso, tanto aqui no Brasil como em outros países.


Tá esperando o que para ler um bom mangá?

Até a próxima, e Feliz 2013! 😀

Anúncios

Autor: Carl

Um jovem de 15 anos, apaixonado pela terra do Sol Nascente, redator de blog, quadrinista e com um péssimo senso de humor. Criatividade, onde estás?

Um pensamento sobre “Bunkasai #01 – Mangás.

  1. véi, sê tá completamente certo , disse tudo q eu pen so, vc tem algum super poder pra ler a minha mênte? é por essas e outras q eu acompanho o blog, paréce q vc lê a minha mênte, eu concordo com tudo q vc diz, acredito q outros tb se sintam assim.

    Cau, tu manda muito bem véi, eu poderia fazer altos coments aki, mas acho q sería desnessesário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s