Quarto de Nanquim!

Entretenimento Asiático num Quarto Confortável.

Bunkasai #02 – Opiniões Difusas.

6 Comentários

po1
E com isso eu posso confirmar que ninguém tem opinião.

Antes de tudo, por que tem uma postagem sobre opiniões numa coluna relativamente histórico-cultural?  Quando pensei na ideia de fazer essa postagem, eu tive a leve dúvida de saber em qual coluna encaixar, ou se deveria criar mais uma; Mas pensem comigo: O que é cultura? O pensamento e tradições que são passadas de geração em geração em um determinado grupo. Nesse caso, seria correto afirmar que nossa questão de gosto pessoal seria baseado na nossa cultura?

b1É um tema bastante complicado de discutir, mas o foco principal seria os blogs na WEB que fazem review de animes, falando bem ou mal, seriam eles formadores de opiniões? Um dos mais sofridos com isso seria a animação ANOTHER, que vinha sido “endeusado” por vários figurantes de nosso fandom, e quando uma postagem surgiu no “ChuNan” – Postagem na qual obteve bastante comentários e grande repercussão – surgiu, aos poucos, uma legião de haters que até então não existiam – Ou pelo menos não se amostravam- . Talvez seja mesquinhez minha citar um blog assim de cara, mas o que está em questão foi apenas um exemplo. Eu posso estar sendo precipitado, mas eu já vi pessoas que gostavam da obra se tornarem haters depois de lerem postagens desse tipo.

Eu vi, também, mais pessoas falando coisas como “Sou diferente” nas redes sociais, mas tem a mesma ideologia de todos que se dizem do mesmo jeito. E não são poucos.
Falam da mídia influenciadora e esquecem que internet também é uma mídia, que vocês estão sendo influenciados por uma mídia.

A cultura é mutável? Ou as pessoas não tem cultura? Então com isso posso dizer que ninguém tem opinião própria, apenas seguem a opinião que mais lhe parece diferente e… “Culta”?!

Outro que está nesse mesmo bando é “SAO – Sword Art Online“, assim como na postagem de nosso parceiro “Hitoribocchi Anime Club“, não que ele seja o principal, mas SAO sempre foi outro anime “endeusado” que com o tempo veio sendo criticado negativamente por pseudo fãs, principalmente aqueles que largaram por se tornar “modinha”. Enquanto algumas pessoas não possuem argumentos válidos, outras criam um e milhares usam-no.

A pior coisa que alguém pode fazer é abandonar um anime no qual gosta muito por se tornar modinha; Por que? Simplesmente porque prova que você não tem cultura, é influenciável, quer ser “culto“, gostando de animes desconhecidos e quando muita gente gostar dele, abandona-lo para ser “diferente“?

Aposto que metade dos integrantes do Fandom são apenas pessoas querendo ser diferente; Com o passar do tempo, ser diferente tem sido visto como algo legal, então várias pessoas tentaram ser diferentes e acabaram tornando-se iguais.

A mídia não é algo para ser xingada ou lastimada, e sim usada como meio de entretenimento. Tudo causa influência, a cultura em si já é uma, não entendo essa briga contra os canais de TV e outras coisas.
Pessoas se alienam porque querem, e já provei isso nessa postagem.

Talvez seja só MINHA opinião, mas pelo menos me considero alguém com cultura que tem conhecimento das outras e sabe conviver com elas. Não sou o ser mais perfeito do mundo, sei muito bem disso, sou uma espécime falha como o Ser Humano. Eu nunca me considerei diferente, talvez superior, sou muito orgulhoso, e essa minha personalidade cria minha opinião, minha cultura, desde o meu nascimento.

Tentem ser mais coerentes e precisos, minha opinião é apenas baseada em fatos e análises próprias.

Até a próxima.

Anúncios

Autor: Carl

Um jovem de 15 anos, apaixonado pela terra do Sol Nascente, redator de blog, quadrinista e com um péssimo senso de humor. Criatividade, onde estás?

6 pensamentos sobre “Bunkasai #02 – Opiniões Difusas.

  1. Como o barão de Itararé disse, “ruim não é mudar de opinião, ruim é não ter opinião para mudar”. Tanto a cultura e as pessoas mudam, e não tem problema contanto que seja para um estágio mais elevado(o que seria um estágio elevado vai de cada um). Dizer que não gosta de algo porque virou mainstream, no entanto, é um baita retrocesso, mas como você deixa implícito, isso é só a natureza humana.

    • Mudar de opinião, mudar gosto pessoal, mudar a cultura. Isso não é algo ruim? Ou talvez seja só uma “fachada” imposta, mas somos seres livres para fazermos isso.
      Mas o jeito que as pessoas levam isso, torna-se apenas uma “guerrinha” para ser superior.
      Porque é da natureza humana ser assim, talvez…
      Bom, é apenas MINHA opinião, como foi dito.
      Obrigado por discutir esse assunto conosco. ^^

  2. mt bom pots =)

    mas pois é, o problema n é vc mudar , acho q mudar é algo natural. o problema é vc mudar por influência, vc mudar sem kerer mudar, só pra parecer legal =\

  3. Assim como existem pessoas diferentes, existem opiniões diferentes, mas o ruim não é mudar de opinião desde que seja para melhor, ruim é não respeitar a opinião do próximo, é claro que existem opiniões erradas que tentamos corrigir mas muitas vezes a a pessoa nos xinga por isso ou até mesmo nós estamos errados e a outra pessoa nos xinga mas o pior não é isso, pior é não respeitar o próximo apenas porque a opinião dele é diferente, talvez seja a natureza humana mesmo, e essa foi a minha opinião apenas.

    • O problema real é a pessoa mudar para algo que ela não é, só para passar a imagem de que ela é superior ou algo do tipo.
      Tudo bem mudar por coisas que goste, mas existem pessoas que mudam por qualquer coisa que entre na moda; Assim como os chamados Posers.
      São, na minha opinião, pessoas sem personalidades que não pensam no estilo próprio em vez de seguir o que os “grandes” impõe sobre elas.
      São os escravos da mídia. Porém, como eu disse: “Só se aliena quem quer.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s