Quarto de Nanquim!

Entretenimento Asiático num Quarto Confortável.

Jornada Semanal #02 – Omoide Emanon.

3 Comentários

p1
Embora não seja o único, citarei as duas obras “Emanon“, de Shinji Kajio e Kenji Tsuruta.

p01Agora, imagine a hipotética situação; Você, desde seu nascimento, herdou as memórias de sua mãe e todos os seus ancestrais. Em toda vez que você se reproduz, nascerá, se certa forma, você.
Esse é o drama vívido por Emanon. Ela possui uma memória datada de 3 bilhões de anos que vem sido herdada de geração a geração.
Você pode até pensar que não é grande coisa, mas pense bem; cada erro, cada perda, cada tragédia, você se lembra de tudo! Não estamos falando de uma vida inteira, estamos falando de várias vidas, seria bem triste e insuportável, não?

O mangá possui uma história bem simples: Um jovem encontra-se com uma garota, os dois se aproximam e passam a conversar mais. Entre diálogos e mais diálogos, ela lhe revela sua memória datada e assim, sua história sofrida.

Primeiramente, gostaria de pedir uma salva de palmas, o autor nos faz criar um laço com a protagonista facilmente em duas ou três páginas, coisa que muito autor famoso por aí não conseguiu me fazer. E qual é a fórmula para isso? A personagem tem personalidade um tanto quanto real, parece transbordar do mangá para a vida real, separados por uma tênue linha. Não é nada clichê; Afinal, garotas e mangás são facilmente associados à garotinhas moe, tsundere ou misteriosas.
Emanon é uma personagem que nos faz identificar-nos com ela, mesmo que não seja uma pessoa comum, ela é humana, até muito mais que muita gente.

É um exemplo a ser tomado; Ela aprendeu a se apaixonar, errar, sofrer várias perdas e conviver com isso.

Outra coisa surpreendente do mangá, é o modo de leitura; Como por exemplo em “Sasurai Emanon“, são 4 capítulos sem – praticamente – nenhuma fala. Apenas somos deixados levar por nossa imaginação e capacidade interpretativa, à bela arte do autor. Assim como foi citado na postagem sobre “Suikii”, “As páginas coloridas são muito bem feitas, do tipo que me deixaram uns 20 minutos admirando.“.

Em relação ao mundo do mangá ser limitado a poucos personagens, é nesse pequeno mundo convidativo que queremos continuar, o autor conseguiu usa-lo como ponto positivo, é um mangá que eu indicaria fortemente aos que estão tentando entrar no mundo dos mangás. É simples, descompromissado, e sem dúvidas interessante.

Encerrado com 9 capítulos, “Omoide Emanon” é algo para ler e relaxar, quando estiver pensativo, ou até de bobeira, é uma ótima opção. O mesmo se aplica para “Sasurai Emanon“.

if2

Você pode fazer download desse mangá na “Fuji Scans”, clicando aqui para “Omoide Emanon” e aqui para “Sasurai Emanon“.

Até próxima semana. (Dessa vez é sério, só postamos esse extra como presente de Natal.)

Anúncios

Autor: Carl

Um jovem de 15 anos, apaixonado pela terra do Sol Nascente, redator de blog, quadrinista e com um péssimo senso de humor. Criatividade, onde estás?

3 pensamentos sobre “Jornada Semanal #02 – Omoide Emanon.

  1. A arte do autor, Kenji Tsuruta, é uma das minhas artes preferidas. É uma arte linda demais! É uma arte muito única também, daquelas que, quando a gente bate o olho nos outros mangás dele, sabe que foi ele que fez. Essa arte nos ajuda a entrar no clima do mangá, que é um mangá pra ler numa noite de chuva, sem pressa, pra admirar cada quadro por muito tempo.

    • Realmente, o que mais me prendeu nesse mangá foi a arte, eu cheguei a ficar 30 minutos olhando uma página de Sasurai Emanon (que por sua vez tem bastante coloridas).
      Assim como você disse, eu leio mangá durante a noite! (E graças a isso fui dormir com o nascer do sol :s)
      Uma obra que merece destaque.

  2. Excelente site. Muita informação útil aqui.
    Estou enviando-o para vários amigos,e , obviamente, obrigado por seu esforço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s